Vamos ver a ZSU-23-4M2, também conhecida como Shilka-M2, uma variante especial da Shilka usada em colunas de blindados durante a Guerra do Afeganistão.
ZSU-23-4M2 “Shilka-M2”: Antiaérea, URSS, Nível V
Características:
- Sem RADAR.
- 4 autocanhões de 20 mm de alta cadência de tiro!
- 4000 munições em vez de 2000.
▼
Durante o curso da Guerra do Afeganistão, a antiaérea Shilka de 23 mm provou ser um bom beículo de escolta para colunas de tanques, onde as suas armas automáticas eram usadas para afastar embuscadas. Pouco tempo depois foi desenvolvida uma variante da Shilka sem RADAR e com 4000 munições pela fábrica de Ulyanovsk. No total, 18 ZSU-23-4M2 foram produzidas e em 1999 várias foram modernizadas para a versão M2 para o exército russo.
Conheçam a ZSU-23-4M2!
Esta velhinha e fiável Shilka vai chegar à árvore de veículos terrestres soviéticos na forma de uma variante especial sem RADAR, mas com mais munições. Vamos ver o que temos em mãos na próxima atualização!
A ZSU-23-4M2 difere das Shilkas de Nível VI principalmente em dois aspetos - não tem qualquer sistema de RADAR, mas tem uma maior capacidade de 4000 munições, com 2000 prontas a disparar. No Nível V a ZSU-23-4M2 vai ser menos fiável no papel anticarro porque vai encontrar oponentes com mais armadura e imunes às suas 23 mm. No entanto, a ZSU-23-4M2 vai poder anular a ameaça aérea mais facilmente devido ao seu enorme poder de fogo. Nem os primeiros helicópteros não ficarão a salvo.
O nome Shilka vem do rio Shilka no sudeste da Rússia.
Vamos ver um pouco mais de perto os canhões de 23 mm. Como sabem, estes canhões são alimentados continuamente e têm uma arrefecimento relativamente eficaz. Em vez da tradicional capacidade de 2000 munições das outras variantes, a M2 tem 4000! Além da sua altíssima cadência de tiro, este veículo também pode apontar na horizontal e vertical muito rapidamente.
Apesar da inferior capacidade de penetração, vão poder actual como veículo de apoio, apontando os olhos aos céus ou apoiando os aliados destruindo lagartas e canos com sua altíssima cadência de tiro. No entanto, permaneçam sempre perto de aliados, a armadura é praticamente inexistente e mal consegue aguentar tiros de metralhadoras.
É tudo por hoje! Em suma, a ZSU-23-4M2 deve ser uma alternativa de nível baixo às já familiares Shilkas!
Por favor notem que as características podem alterar antes da implementação.