Hoje mostramos o Osa-AK, uma família de sistemas de defesa aérea que vai ser adicionada em quatro árvores distintas ao mesmo tempo.
Osa-AK (Alemanha & Grã-Bretanha) e Osa-AKM (URSS & Itália): AAAP, Nível VII
Características:
- Seis mísseis.
- Pode lançar dois mísseis contra o mesmo alvo.
- Indefeso contra veículos terrestres.
- Anfíbio.
- Sem armadura.
- Veículo de grande dimensão.
Em 1960 foi lançado o programa de desenvolvimento para o sistemad e defesa aérea autónomo Osa, contando com a participação de várias organizações de pesquisa e produção. Após um moroso período de desenvolvimento e testes, os primeiros sistemas só entraram em serviço na URSS em 1971 quando houve acordo assindo para desenvolvimento posterior do Osa. Em 1975 surgiu a modificação Osa-AK com seis casulos de lançamento e melhor equipamento de busca e seguimento. Pouco tempo depois para aumentar a eficácia contra helicópteros, surgiu a modificação Osa-AKM com melhores mísseis e um sistema de RADAR mais avançado. A família de defesas aéreas Osa ainda continua em serviço nas forças armadas russas.
Conheçam o Osa-AK e Osa-AKM!
A base dos sistemas de defesa aérea está chegando ao War Thunder na atualização Firebirds! O Osa vai ser colocado em quatro nações ao mesmo tempo: o Osa-AKM para a URSS, o Osa-AKM romeno para a Itália, o Osa-AK GDR para a Alemanha e o Osa-AK indiano para a Grã-Bretanha. Ambas as variantes do veículo são idênticas em capacidade de combate, mas diferem nas respetivas camuflagens e no modelo das antenas. Vamos a aos detalhes!
O Osa é um sistema de defesa aérea de mísseis com seis casulos lançadores com um míssil superfície-ar 9M33M3 cada. Este míssil é bastante manobrável e tem um alcance de cerca de 10 km. O RADAR captura e segue o alvo e o atirador guia o míssil via mira ótica. Devido à longa operação do propulsor de cruzeiro, a velocidade do míssil é praticamente constante em toda a sua trajetória. Uma característica interessante do Osa é a sua capacidade de lançar dois mísseis a um alvo - isto aumenta a probabilidade de atingir o alvo, mas é necessário esperar alguns segundos entre os mísseis. Para alvos voando a baixa altitude, o primeiro míssil sobe antes de atingir o alvo por cima!
Osa significa vespa, mas a designação da OTAN é Gecko, que significa osga.
Os tubos lançadores estão colocados num ângulo de ataque considerável, dificulando muito o disparo contra aeronaves a curta distância. Mais, a ogiva dos mísseis é de fragmentação, o que significa que podem tentar atacar veículos terrestres, mas apenas a uma distância considerável. Contra veículos o Osa é indefeso, não tem armadura, armas defensivas, tem uma dimensão e perfil consideráveis e é bastante lento. Por outro lado, o veículo é anfíbio, o que abre as portas a posicionamentos táticos que a maioria dos oponentes nem conseguem sonhar!
O Osa-AK e o Osa-AKM vão estar disponíveis na atualização Firebirds. Até lá, boas caçadas!
Por favor notem que as características do veículo em causa poderão ser alteradas antes da sua introdução no jogo.