[Desenvolvimento] Enter the Serpent: FV4030/3

Este é o FV4030/3, desenhado para modernizar o Chieftain iraniano, que acabou por evoluir para o Challenger 1 que todo o mundo conhece e adora.

FV4030/3 Shir 2: MBT, Veículo de Evento, Grã-Bretanha, Nível VI

Características:

  • Arma de 120 mm com munições L23 APFSDS.
  • Motor de 1200 HP.
  • Blindagem Chobham.
  • Sem térmicas.
História

Nos anos 70 o governo iraniano colocou uma encomenda para modernizar os seus carros de combate Chieftain, pedindo especificamente mais armadura e um novo motor. O desenvolvimento da nova armadura foi feita pelo Military Vehicles and Engineering Establishment (MVEE) em Chobham, Surrey. Este desenvolvimento produziu o FV4030/3 (Shir 2), que tinha a nova armadura de ponta Chobham. Esta nova armadura dava ao tanque uma torre totalmente nova comparada com o Chieftain — com bochechas retas em vez de peças de aço fundido — e um novo motor de 1200 cavalos. Os primeiros protótipos construídos em ROF Leeds foram demonstrados em 1978 e a entrega dos tanques de produção ficou pronta em 1980. No entanto, a encomenda de 1200 tanques foi cancelada em 1978 devido à Revolução Iraniana e à queda do Chá do Irão.

Tendo desenvolvido um tanque para um país que já não o queria comprar, a ROF Leeds encontrou-se numa urgente necessidade de um novo comprador para sustentar a produção do tanque. Paralelamente, o projeto MBT-80, destinado a desenvolver um tanque próprio para substituir o Chieftain no exército britânico, estava avançando. Preocupados que os novos desenhos de tanques soviéticos estavam ficando à frente e com a produção do FV4030/3 pronta mas sem encomendas, o governo britânico decidiu trocar o FV4030/3 para o Exército Britânico, levando ao cancelamento do projeto MBT-80. O desenvolvimento deste tanque foi no sentido de abordar os requerimentos do exército e depois de alguns anos resultou no FV4030/4 Challenger 1, que entrou em serviço em 1983.

Apresentamos o FV4030/3 Shir 2!

Conheçam o FV4030/3, que todo o mundo pode obter no evento Enter the Serpent. Mas o que é este tanque exatamente? Funcionalmente pode ser visto como uma modernização pesada do Chieftain, mas com uma nova torre e um novo casco, especificamente desenhados para o Irão. No entanto, com o colapso do governo iraniano em 1979 e sem encomendas, o FV4030/3 acabou por evoluir para o Challenger 1. Vamos ver mais de perto!

image
image

O FV4030/3 é um tanque que vai estar entre o Chieftain e o Challenger 1 em termos de desenho e desenvolvimento, equipado com um novo motor e armadura compósita Chobham. Esta armadura cobre uma grande área frontal do tanque, incluindo a parte superior do casco, bochechas e lateral da torre. A área mais protegida é a parte reta das bochechas da torre, que consegue aguentar a maior parte das munições APFSDS do seu nível - no entanto, a parte superior e inferior continuam a ser um grande ponto fraco.

“Shir” significa Leão em persa!

Retendo o canhão de 120 mm L11A5 do Chieftain, o FV4030/3 consegue disparar munições L23 APFSDS, HESH e APDS. As APFSDS devem ser sempre a prioridade de pesquisa. A excelente arma, que carece de imagem térmica, é apoiada por um telémetro a LASER, perfeito para tiros de longo alcance — além disso, o FV4030/3 também tem uma torre coaxial com uma metralhadora de 7,62 mm e lançadores de granadas de fumaça.

Tal como a maioria dos tanques britânicos da Guerra Fria, o FV4030/3 não tem o motor mais potente do mundo, tendo apenas 1200 cavalos. Embora seja muito melhor que o do Chieftain e tenha potência suficiente para chegar aos 56 km/h, acaba por não ser tão eficaz devido à massa elevada do tanque. O estilo de jogo do FV4030/3 será quase idênmtico ao do Challenger 1 Mk.2 — abrigar sempre que for possível evitando mostrar o casco e apontar para os inimigo mais longe, ou combater a curta distância se forem corajosos!

É tudo por hoje! Todo o mundo pode ganhar o FV4030/3 no evento Enter the Serpent que começa hoje. Mais informações no link!

Por favor notem que as características do veículo em causa podem ser alteradas antes da sua introdução no jogo.