[Desenvolvimento] A Nova Mecânica de Controle de Danos para Veículos Navais

Como funciona a mecânica de Controle de Danos?

Na grande atualização Spearhead, iremos introduzir uma nova mecânica de Controle de Dano (CD) para cada embarcação do jogo. Nessa forma atualizada de controle de danos, poderão pré-selecionar três predefinições de ações que substituem o reparo básico manual: combate a incêndio, reparo de módulos, e bombeamento de água. Após receber dano, todos os três processos de CD começam automaticamente, e poderão ajustar a prioridade de qual área desejam focar. A necessidade de reparo dos sistemas de propulsão do navio foi removida, isso sempre será feito automaticamente pela tripulação desde que seja possível fazê-lo.

Cada navio terá um coeficiente de CD diferente que será afetado pelo tamanho da embarcação, quantidade de tripulação e geração do navio. Quanto mais novo o navio, mais avançado e eficiente será seu processo de controle de dano. Uma tripulação grande aumentará isso ainda mais, e quanto menor o navio em relação ao seu tamanho de tripulação, mais eficiente será o CD, já que áreas danificadas podem ser acessadas pela tripulação de forma mais rápida. O coeficiente reduz a penalidade de tempo dos segundo e terceiro processos na definição selecionada, mas não significativamente. Então resumindo, seu navio será reparado automaticamente desde que haja recursos de tripulação para isso.

Como o reparo funcionava previamente?

Previamente, alguns jogadores deliberadamente não reparavam módulos nocauteados e compartimentos com a intenção de “salvar” parte da tripulação que remanescia nessas áreas. Por exemplo, se o motor fosse destruído, haveria menos tripulação lá, então menor seria o dano levado. Isso não será mais possível com o novo sistema. A habilidade de fazer tal coisa era fruto do antigo sistema, mas não era intencional. Essa “tática” não era intencional já que a vantagem concedida vai na contramão da jogabilidade e das intenções dessa mecânica. Não considerávamos isso uma “trapaça” crítica, já que o salvamento dessa tripulação não era muito impactante. Por exemplo, a tripulação de combate da torre ou do elevador de munições num encouraçado é de 10 a 20 pessoas de um total de 1000 tripulantes do navio.

Fundamentalmente, o problema principal com deliberadamente não reparar certas áreas do navio é que isso é injusto ao jogador disparando nelas. Os módulos mais importante são tipicamente protegidos pela blindagem mais forte, e para derrotá-la é necessário selecionar a munição adequada, definir a distância correta, mirando e disparando de acordo. Se um jogador fez tudo “certo”, derrotando as defesas de um navio inimigo, ele deveria ser recompensado por fazê-lo. A habilidade não intencional de diminuir a recompensa do jogador que acerta seus disparos fere a jogabilidade de modo geral.

Pra fechar

Compreendemos que o CD pode ser visto como diminuindo as capacidades do jogador, mas essa decisão foi em favor de uma jogabilidade mais justa, e recompensando os jogadores ativos no engajamento. Penetrou uma embarcação inimiga num lugar crítico? Excelente, será recompensado por isso. Foi atingido por um inimigo num lugar crítico? Então eles merecem a recompensa por isso. O sistema antigo permitia que o jogador diminuísse a recompensa de outro de forma arbitrária, e ao mesmo tempo, combater com um navio danificado criticamente não é uma maneira de jogar divertida, já que reduz a habilidade de se mover e atirar.

Esse novo sistema irá manter os navios combatendo de forma mais eficaz, tornar as batalhas mais dinâmicas e o mais importante, justas. Isso também significa que poderão se concentrar mais no combate e na ação. Obrigado a todos por lerem, esperamos que isso esclareça tudo! Por favor, deixem suas opiniões e sugestões no fórum e nas nossas mídias sociais. Obrigado por ficarem conosco e boas batalhas!